Eleições 2018 Candidatos a Presidente

Quem disputarão a Presidência da República nas eleições 2018 do Brasil? Quais são os Candidatos à presidência, então conheça os pre candidatos para eleições 2018. ✓Alvaro Dias✓Ciro Gomes (PDT)✓Fernando Collor✓Geraldo Alckmin (PSDB)✓Jair Bolsonaro✓Lula✓Marina Silva (Rede)✓Rodrigo Maia (DEM). #VemPraUrna

Candidatos a Presidente Eleições 2018

Está chegando o pleito eleitoral de 2016 e, com ele, já começa a se desenhar o caminho para as eleições para Presidente em 2018. Nada mais natural, já que os prefeitos e vereadores eleitos serão a base de sustentação para os candidatos das eleições de 2018. Mas será que já é possível dizer quem serão os candidatos a Presidente nas eleições de 2018? Ou será que há ao menos alguma especulação que dê no mínimo uma noção sobre o assunto?

É claro que podemos levantar vários nomes e indicá-los como possíveis candidatos. Afinal, atualmente as forças não estão mais polarizadas. Já não existe mais um controle dentro do Governo Federal que nos leve a pensar que o candidato do governo tenha todas as possibilidades de ser vitorioso porque conta com o apoio da máquina pública. Na verdade, com toda a instabilidade que o Governo Federal está demonstrando, é natural que diversos nomes surjam como possíveis candidatos a Presidente nas eleições de 2018.

Foi pensando nisso que decidimos fazer um rápido levantamento sobre os principais nomes que podem vir a lançar a candidatura a Presidente em 2018.

Quem serão os possíveis candidatos a Presidente da República em 2018?

Lula (PT)

Seria impossível não colocá-lo nessa lista, porque afinal trata-se de um Presidente que alcançou indiscutíveis níveis de aceitação e aprovação em seus mandatos, embora tenha sofrido diversas denúncias de corrupção durante seus oito anos de mandato e pode sofrer com a queda de popularidade que o PT vem sofrendo nos últimos anos, porém sua ação incisiva na área social lhe creditou a confiabilidade necessária para ser novamente candidato a Presidente nas eleições de 2018.

Saiba mais sobre o candidato: Lula Eleições 2018

Aécio Neves (PSDB)
Neto do inesquecível Tancredo Neves, ex-Governador do Estado de Minas Gerais, Presidente Nacional do PSDB, atualmente Senador da República pelo mesmo Estado e principal nome da oposição ao Governo Dilma Rousseff, Aécio Neves se mostra como um nome fortíssimo para ser candidato a Presidente em 2018, especialmente depois de disputar as eleições de 2014 e se mostrar um adversário difícil de ser vencido.

Saiba mais sobre o candidato: Aécio Neves Eleições 2018

Michel Temer (PMDB)

Até o momento em que a crise econômica se instalou no Brasil e a crise política começou a assombrar o Palácio do Planalto, Michel Temer, o Vice-Presidente da República, era um fiel escudeiro da Presidenta Dilma Rousseff e o maior defensor da teoria de que o PMDB deveria manter sua aliança com o PT. Mas após os destroços causados pela crise, encontramos em Michel Temer um pretenso candidato a Presidente da República nas eleições de 2018. Isso especialmente se o processo de impeachment da Presidenta for levado adiante e ela seja obrigada a se afastar do Governo. Nesse caso, Temer assumiria o mandato e já começaria a trabalhar por sua reeleição em 2018.

Marina Silva (REDE)

A ex-Ministra e ex-Senadora já foi candidata a Presidenta da República duas vezes e sempre se mostrou uma boa adversária, capaz de impor receio aos seus opositores. Sempre defendendo as bandeiras da sustentabilidade, da união e da fraternidade, Marina Silva mostrou-se muito forte nas eleições. Hoje fundadora e Membro da REDE Sustentabilidade, Marina Silva se mostra como um dos nomes dados como certos nas eleições de 2018.

Aloízio Mercadante (PT)
Esse é possivelmente o caso mais emblemático de um candidato a Presidente nas eleições de 2018. Aloizio Mercadante, Senador da República, ex-Ministro Chefe da Casa Civil e homem forte do Governo Dilma Rousseff representa a cisão velada que está acontecendo entre a Presidenta e seu grande mentor político, o ex-Presidente Lula. Trata-se de uma aventura perigosa para o PT, que corre um sério risco de chegar “rachado” às eleições de 2018.

Jair Bolsonaro

Um possível candidato que vem ganhando nome no cenário político é o Jair Bolsonaro, ele faz uma forte oposição ao governo e tem uma longa história como deputado, inclusive sendo o mais votado do Rio de Janeiro em 2014. Ele tem um perfil mais conservador e seu nome vem ganhando grande apoio como um dos possíveis candidatos nas eleições 2018.

Saiba mais sobre o candidato: Bolsonaro Eleições 2018

Outros candidatos a presidente 2018

Além desses, há também os demais candidatos a presidente que em todas as eleições ressurgem para disputar o pleito. É o caso de Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e José Maria Eymael (PSDC). São candidatos que em todas as eleições alcançam no máximo 1% dos votos, mas nunca desistem de suas candidaturas. É como se fosse questão de honra concorrer às eleições, porém candidatos bastante importantes para a democracia do país.

Pré-candidatos à presidência

Alvaro Dias (Podemos)

Ciro Gomes (PDT)

Cristovam Buarque (PPS)

Eymael (PSDC)

Fernando Collor (PTC)

Geraldo Alckmin (PSDB)

Guilherme Boulos (PSol)

Jair Bolsonaro (PSL)

João Amoêdo (Novo)

Levy Fidelix (PRTB)

Manuela D’Ávila (PC do B)

Rodrigo Maia (DEM)

Potencial de vitória nas eleições 2018

Toda eleição traz sempre dois candidatos que aglomeram a maior parte dos partidos aliados e que protagonizam as mais acirradas disputas nos palanques e nas urnas. E ultimamente, nas eleições presidenciais, essa luta se tornou acima de tudo um ideal partidário, com o enfrentamento direto entre PT (o partido do governo) e PSDB (principal partido de oposição). E, a menos que a situação mude bastante até lá, possivelmente as eleições de 2018 terá a mesma configuração, com a polarização entre os candidatos a presidente do PT e do PSDB.

Terceira via

Os demais candidatos, na verdade, sonham com a possibilidade de se tornar uma terceira via na preferência do eleitorado e surpreender, conseguindo levar a eleição para o 2º turno, em que naturalmente conseguiria agregar a força do partido derrotado e assim aumentar as chances de se eleger.
Porém, a verdade é que a eleição para Presidente é extremamente bem articulada e organizada minuciosamente, detalhe por detalhe. Dificilmente os aventureiros de plantão logram êxito nessa empreitada, já que há uma série de fatores que influenciam nesse sentido. Os candidatos a Presidente normalmente precisam agregar não somente forças políticas, mas também precisam do apoio dos empresários, dos banqueiros e de setores da sociedade que de alguma maneira têm interesse na eleição e que investem o que for possível para concretizar aquilo que almejam (claro que isso à troca de benefícios futuros, é claro).
Logo, em um sistema complexo e excludente como o universo das eleições para Presidente da República, dificilmente a terceira via consegue de fato emplacar uma reviravolta. A possibilidade existe, mas a chance de isso acontecer é praticamente nula.

O que esperar das eleições de 2018 no Brasil?

O Brasil é reconhecido como uma das maiores democracias de todo o mundo. No cenário internacional nós somos vistos como uma sociedade em que a democracia é de fato uma realidade e em que a constituição de fato assegura de maneira ampla e incisiva os direitos e os deveres do cidadão, dando-lhe ampla cobertura social e política.
Além disso, o processo eleitoral no Brasil é tido como um dos mais seguros de todo o mundo, o que lhe confere ainda mais credibilidade.
Portanto, o que podemos esperar das eleições de 2018 é uma disputa acirradíssima dentro de um processo eleitoral democrático e seguro.